terça-feira, 9 de abril de 2013

FOLHA DE PONTO PARA EMPREGADO DOMÉSTICO



Bom dia, boa tarde, boa noite, no post de hoje vamos tratar da nova lei que está ai.. o PEC das domésticas...

Estou acrescentando esse comentário, devido a alguns questionamentos que me fizeram a respeito da folha de ponto.  
1.      Quero reforçar que essa postagem tem o intuito único e exclusivo de mostrar ao leitor do Blog, como o EXCEL operacionaliza datas e horas, e como é possível trabalhar  esses elementos;
2.      Leia o aviso de utilização e responsabilidades ao final deste post.

Continuando....

São considerados como empregados domésticos: cozinheiro, governanta, babá, empregada doméstica, lavadeira, faxineira, motorista particular, enfermeira do lar, jardineiro, copeiro, caseiro, etc.

Com a nova lei, as residências serão obrigadas a funcionar praticamente como empresas, onde a relação patrão/empregado doméstico vai ser mais profissional, empresarial mesmo.

Uma das necessidades que ocorreu é a implantação de um documento de folha de ponto, documentado e calculado de modo a contemplar as 44 horas semanais  estabelecidas na nova lei.


COMO O EXCEL PODE ME AJUDAR A CONTROLAR AS HORAS?

Segundo a nova lei, para controlar o tempo de trabalho da doméstica, o patrão deve se assegurar por meio de uma folha o controle de ponto. O empregador precisa anotar a hora de entrada e saída da empregada, assim como eventual pausa para almoço. A jornada dos domésticos passa a ser de no máximo 8 horas diárias ou 44 horas semanais.  No caso do empregado não trabalhar aos sábados, ele deverá compensar as 4 horas do sábado durante a semana.

Para tal controle, o Excel pode tornar-se uma ferramenta de grande valia, ajudando a calcular as horas trabalhas, as horas extras de sábado, domingo e as efetuadas durante a semana, inclusive compensando horária onde o funcionário “saiu mais cedo”.
Importante ressaltar, que o blog OFICINA DE PLANILHAS não pretende interpretar ou orientar os leitores sob os aspectos da lei, mas sim compartilhar os recursos possíveis da planilha Excel para facilitar a tarefa de cálculo e anotação.


DESENVOLVENDO FÓRMULAS E METODOLOGIA

Enquanto estava escrevendo esse post, conclui que a explicação dele está um pouco, digamos assim, complexa.  Isso porque a planilha requer a aplicação de algumas fórmulas mais elaboradas e também é necessário algum entendimento de como o Excel trata o tempo (dias, horas, minutos).  Então sugiro ao leitor do blog baixar a planilha no link abaixo e se quiser acompanhar o post, poderá fazê-lo visualizando na planilha.  O link é:

BAIXE A PLANILHA NO LINK ABAIXO PARA SEMANA DE SEGUNDA A SEXTA:

https://docs.google.com/file/d/0B-EBN6y_8aohM0JIUTBHXzlmMTg/edit?usp=sharing


NOVIDADE:

BAIXE A PLANILHA NO LINK ABAIXO PARA SEMANA COM SÁBADO TRABALHADO:


https://docs.google.com/file/d/0B-EBN6y_8aoheXVReHIxWlZqUGc/edit?usp=sharing


Amigos leitores, com o link acima vocês terão acesso a nova revisão da planilha, que inclui a detecção automática das datas de feriados e considera as horas trabalhadas nestes dias como hora extra 100%.  As modificações implantadas são explicadas detalhadamente na descrição do funcionamento das planilhas.  


Utilize a opção "fazer Download da versão atual" para baixar a planilha





Voltando a planilha, desenvolvi, a partir da ideia do modelo de folha de ponto do site empregada legal, uma folha de ponto mensal, onde as condições para sua utilização contemplam a maior parte dos contratantes, e são essas:

·        Jornada de trabalho de 44 horas semanais, de segunda a sexta, sendo o sábado compensado. Para isso o empregado deverá trabalhar 8 horas e 48 minutos diariamente.
·        O sábado caso seja trabalhado, é totalizado em separado. O mesmo acontece com os domingos e feriados, isso porque as horas extras do sábado são acrescidas de 50% no seu valor e as do domingo e feriados, 100%.
·        No fim do mês você poderá imprimir a folha com o cálculo em duas vias, colher a assinatura do empregado, ficando uma via com ele e a outra com empregador.

Lembrando que a ideia principal deste post é de compartilhar o entendimento dos recursos do Excel.


VAMOS A PLANILHA

Na pasta de trabalho que contêm as planilhas de folhas de ponto, a primeira planilha e chamada de “Folha de rosto”.  A função da folha de rosto é a de inserção dos dados que serão repetitivos em todas as planilhas da pasta, e de colocar informações necessárias a compilação das folhas mensais.



Na parte superior da folha de rosto, entre as linhas 1 e 9, constará um cabeçalho com os dados do empregador e do empregado.



Uma vez preenchidos os dados, quando repicar a planilha para outros meses, ela estará automaticamente preenchida.

As linhas 11  e 12 conterão o horário definido que o empregado deverá cumprir, sendo nas células:

  • D12       horário de entrada
  • E 12       horário de saída para o almoço
  • F12        Horário de retorno do almoço
  • G12       Horário do final de expediente.
  •  H12       =(E12-D12)+(G12-F12) Fórmula que calcula a quantidade de horas trabalhadas.




É importante que todas essas células estejam formatadas em “horas:minutos” antes de imputarmos os valores, pois assim o cálculo será feito corretamente.



Para facilitar o entendimento e o cálculo das horas, utilizei 2 colunas; I e J que ficarão ocultas no final, que vão conter:



  •  Coluna I contém a fórmula =H12, ou seja, no caso do exemplo 8h:48m é exatamente igual a 0,36667.  Como assim? A única diferença é que na coluna I ele está formatado como número decimal. Mas o que é o 0,36667?  Esse valor significa que 8 horas e 48 minutos são exatamente iguais a 0,36667 avos de 1 dia.  É assim que o Excel trabalha, em dias.
  • Na coluna J teremos a fórmula =I12*24 ou seja 0,36667avos de um dia multiplicados por 24 horas, nos retornará 8,800 horas. Fazendo desta forma, posso operar horas, multiplicar por valores, somar, dividir e etc.  8,800 horas significam 8 horas e 0,8 décimos de uma hora.  Ou horas em decimais.  (8 horas mais 0,8 décimos de hora que são exatamente 48 minutos = 0,80 x 60 minutos).




Tá complicado?  Infelizmente o Excel trabalha o tempo desta forma. 
A coluna B vai conter os dias do mês.  A célula B15 está contendo o primeiro dia do mês em questão, no caso do exemplo, dia 01 de maio de 2013.


A coluna C vai conter o dia da semana que é do seu vizinho da coluna B. 
Mas antes porém nós vamos ter de verificar se esse dia não é FERIADO.


OS FERIADOS


Pela legislação, o feriado, caso seja trabalhado, as horas deverão ser acrescidas de 100%, ou seja, em dobro.  Para identificarmos os feriados utilizamos a folha de rosto, coluna C. O arquivo oferecido a vocês da folha de ponto, já prevê feriados nacionais de abril de 2013 até dezembro de 2014.





A esse intervalo na coluna C nos demos o nome de “feriados”, facilitando assim a escrita das fórmulas que se referem a essa data.

Porém, cada estado e cada município tem seus feriados específicos. Para contemplar essas datas, você poderá inseri-las em sua posição, que o intervalo se ajustará. 


Por exemplo, no estado de São Paulo, é feriado em 9 de julho.  Basta inserir essa data no intervalo e o feriado será reconhecido.





Continuando...
Precisamos saber se a data ao lado, 01 de maio de 2013 é um feriado.  Para tal usarei a função (CORRESP(B15;feriados;0)

A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo (intervalo: duas ou mais células em uma planilha. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes.) de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. 

Essa função escrita em uma coluna auxiliar, coluna M, na mesma linha e que posteriormente será ocultada, pergunta no Excel:

O conteúdo da célula B15 corresponde a alguma célula do intervalo chamado ”feriados”, em correspondência exata?

Se a resposta for verdadeira (sim) ele retornara a posição da data em questão dentro do intervalo feriado, se não houver correspondência retornará o erro #N/D.

Criaremos assim 2 situações analisando uma data:
1.    A data em questão é um feriado
2.    A data em questão não é um feriado, portanto é um dia “normal”

Como a situação #N/D não nos interessa, vamos ter que controlar o erro através da função SERRO, inserido na fórmula:

=SEERRO((CORRESP(B16;feriados;0));"normal")

Essa fórmula quer dizer:

Se na correspondência procurada, a data não for um feriado, provocando assim um erro, retorne na célula a palavra “normal”, se for feriado, ou seja, não houver erro, retornara a posição relativa dessa data no intervalo “feriado”.

No nosso exemplo o dia primeiro de maio é um feriado, assim a fórmula retornará o número 1, que é a posição do feriado de 1° de maio no intervalo de nome “feriados”.





Já na linha 16, correspondente a data de 02 de maio, que é um “não feriado”, retornará a palavra “normal”.

Usaremos a coluna N, adjacente para fazermos uma segunda análise pela fórmula:

=SE(M15="normal";DIA.DA.SEMANA(B15);"FERIADO")

Cuja interpretação é:

Se o conteúdo da célula M15 for igual a palavra “Normal” (ou seja é um dia de não feriado) retorne o dia da semana que corresponde a data contida em B15, senão retorne a palavra “feriado”.


A função DIA.DA.SEMANA  Retorna o dia da semana correspondente a uma data. O dia é dado como um inteiro, variando de 1 (domingo) a 7 (sábado), por padrão.

No nosso exemplo, no dia 01 de maio o valor retornado será feriado, no dia 02 de maio será o número 5.  

Transportaremos esse valor para a coluna C, mas agora com outra formatação, de modo que apareçam como dia da semana escrito.








Ainda utilizei na fórmula uma condicional para verificar de a coluna B esteja preenchida com valores, pois se estiver vazia, a coluna C também ficará vazia. 
A fórmula é  =SE(B15<>"";N15;"") ou seja se a coluna B for diferente de vazio, retorne o dia da semana da coluna B (que está em N15), senão deixe vazia a coluna C.


A partir da linha 16 da coluna B, e as linhas subsequentes, adotei a fórmula para a célula B16   =B15+1, ou seja o dia anterior somado a mais um dia. Assim até o final do mês




A vantagem é que:
  • Arrastando automaticamente a coluna B até o último dia do mês, ele será preenchido.
  • Quando for o mês seguinte, aproveito a mesma planilha trocando somente a data do primeiro dia.
  • Os dias da semana, na coluna C, se ajustarão automaticamente.

Bem, tudo que eu preciso fazer agora é preencher diariamente os horários. Lembrando sempre que devem ser anotados no formato Hora:minutos.




Você deve anotar corretamente os horários, com atrasos, saídas mais cedo, horas extras, pois a função da planilha é calcular certinho toda a carga horária acumulada, comparando-a com o total de horas que deveriam ser, baseado na quantidade de dias úteis do mês.

Se o empregado saiu as 17:30 ao invés das 16:48 que seria o horário correto, a folha de ponto calculará 0,7 horas extras (42 minutos) que o empregado tem direito, como também se ele sair as 15:30 ao invés das 16:48 que seria o horário correto, a planilha apontará um desconto de 1,5 horas (1:30) para serem descontados. 






TOTALIZANDO AS HORAS

DOMINGOS E FERIADOS TRABALHADOS


A planilha também identifica os sábados, domingos e feriados trabalhados, totalizando-os de forma separada, para podermos calcular os pagamentos. No exemplo a seguir o empregado trabalhou um domingo das 7:00 as 13:30, sem intervalo de almoço, tendo o direito de receber 6,5 horas extras 100% (6h:30m) com ilustra a figura a seguir.




E no outro exemplo, um feriado trabalhado






Vamos ver como isso se processa na planilha Excel!!!

Como vimos anteriormente, a coluna H contém as o total de horas trabalhadas na linha do dia, pela fórmula: =SE(D15<>"";(E15-D15)+(G15-F15);"") para a linha 15.





A utilização da condicional SE, em todas as fórmulas a seguir, evita que, enquanto não for preenchido o horário, não apareça um erro como resultado da fórmula, pois essa só será calculada quando o horário for preenchido. 

A coluna I contém exatamente o mesmo valor da coluna H, só com formatação decimal.  A formula é =SE(H15<>"";H15;"") para a linha 15.


A coluna J contém o conteúdo da coluna I convertidos em horas e minutos em decimais, co a fórmula =SE(I15<>"";I15*24;"").



Na linha 46 coluna J, vamos totalizar as horas realizadas no mês, incluído todas as horas extras, atrasos e faltas, com a soma das horas decimais  =SOMA(J15:J45).



Lembrando que as colunas I e J ao final ficarão ocultas.


TOTALIZAÇÕES




Como vemos na figura a seguir:

  • A célula H46  será igual a célula J46 que estará oculta;
  • A célula H47 conterá a fórmula que somará a quantidade total de horas trabalhadas aos domingos e feriados que é =(SOMASE(C15:C45;"=1";J15:J45))+(SOMASE(C15:C45;"=FERIADO";J15:J45))  
Mas o que está escrito ai nessa fórmula? A função SOMASE impõe uma condição para que se totalizem os valores do intervalo entre J15 ATÉ J45, a condição que o valor no intervalo C15 até C45 seja igual a 1(um) ou que seja igual a “feriado”.  Por quê? Porque 1 é o valor do domingo. (2 segunda, 3 terça.... etc.).
  • A célula H48 conterá a fórmula que somará a quantidade total de horas trabalhadas aos Sábados que é =SOMASE(C15:C45;"=7";J15:J45)
  • A Célula C49 conterá as horas extras efetuadas durante os dias úteis do mês cuja fórmula é =SE(H46-H47-H48-C47>=0;H46-H47-H48-C47;0)
  • A célula C46 contém o total de dias úteis no mês, obtido pela fórmula =SE(B45<>"";DIATRABALHOTOTAL(B15;B45;feriados);DIATRABALHOTOTAL(B15;B44;feriados)) . A função DIATRABALHOTOTAL retorna a quantidade de dias úteis contida em um intervalo de datas (no caso B15 até B44 para mês de 30 dias ou B15 até B45 para mês de 31 dias.  
IMPRIMINDO A FOLHA DE PONTO

A planilha já esta configurada para impressão. É só imprimí-la.




Espero poder ter ajudado (ou confundido)... rss


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Qualquer dúvida deixem seus comentários,

O tema da próxima postagem será (assim que os nossos congressistas chegarem a um acordo):


FOLHA DE PAGAMENTO COM HOLERITE PARA EMPREGADO DOMÉSTICO




39 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo, nota 10 mesmo! Eu estava desenvolvendo uma, mas não seria assim tão completa.
    Só fiquei com algumas dúvidas. Como ficam os feriados regionais, como aniversário da cidade, por exemplo? Tentei inserir no grupo de feriados mas não computou nada diferente no mês correspondente.
    Além disso, o trabalho no feriado é computado como 100% de hora extra, e lancei alguns dados para testar e não entrou nem como extra como um domingo nem como um sábado. Como isso poderia ser resolvido?
    Obrigado e mais uma vez parabéns!

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  2. Sr. Charles, gostaria de parabeniza-lo em primeiro logar...seu post tem nos ajudado demais!!
    Gostaria apenas de pedir mais uma ajuda....não consigo usar =seerro para dias que não são feriados...
    nos feriados fica tudo ok, mas qdo insiro a formula "seerro" para substituir o #n/d vira tudo #nome?.....o que eu façoooooooo....rsrs
    grato!!!!!!!!!!!

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  3. A função é utilizada somente para identificar os dias FERIADOS, sendo que os dias não feriados são os demais dias.

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  4. Planilha muito boa e útil. Parabéns!!! E Obrigada!!

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  5. É uma pena que não funciona de jeito nenhum a formula "seerro" para substituir o #n/d vira tudo #nome?.....o que eu faço?

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    1. Não entendi a sua dúvida.. pode ser mais específica?

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  6. Essa planilha está otima.
    Para trabalhadores que compensam o sábado e o sábado é feriado(neste caso ele não compensará) Como fica?

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    1. Basta incluir o sábado nas datas de feriados utilizando a planilha de segunda a sexta e a planilha considerará sábado 100%

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Bom dia Charles,
    Devo dizer que esta planilha é tudo que eu precisava.... excelente!
    Porém, preciso de uma ajudinha sua... na planilha dos sábados trabalhdos, quando há horas extras, não está computando como horas extras, está somando apenas no total de horas trabalhadas/mês.
    Fico grata, se puder me ajudar nesta fórmula.

    E, de qualquer forma, meus parabéns... planilha muito bem elaborada.

    Val

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    1. Na verdade a planilha foi elaborada para totalizar as horas extras 50% e 100% do mês inteiro

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    2. Uhmmm.... perfeito!...
      Não havia preenchido a planilha inteira para testar. As horas de 100% são mostradas, ainda que tenhamos preenchido somente um dia, por isso imaginei que as de sábado também seria....
      Seria bom se as de 50% pudessem ser mostradas parcialmente, também.... mas mesmo assim, continua sendo ótima!!!
      Me ajudou bastante!

      Obrigada Charles

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  9. Planilha muito boa!
    Eu tenho uma que apura Horas de vários funcionários de vez, apenas lançando as horas de cada um em uma única planilha, porém as formulas esta individual para cada dia, vi que as formulas usadas na sua planilha é mais simplificada que a minha, vc poderia adapatar a sua planilha para ser usada de forma de apuração para todos os colaboradores não sendo individual para cada um uma folha ponto e sim um "planilhão" para realizar as apurações lançado o que consta no cartão ponto do colaborador.

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    1. Por favor me envie a sua planilha para oficinadeplanilhas@gmail.com

      Grato

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  10. Boa tarde, Charles! Fiquei feliz em ver este modelo na internet mas procuro um modelo que me dê a soma semanal das 44h semanais. É possível fazer um formulário que some semanalmente e no final some o mês trabalhado? Sou péssima no Excell e venho somando e apagando para conseguir somar as horas da semana. Muito obrigada. Valéria.

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    1. Valéria, bom dia,
      Em Excel tudo é possível!! É necessário modificar e desenvolver uma planilha com essa característica. Caso você esteja usando em uma empresa, posso desenvolvê-la com um custo previamente acertado.

      Grato

      Charles

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  11. Charles
    Boa noite.
    Sem comentários bem como eu necessitava mas não sabia como fazer.
    Muito Obrigado

    Arllen Oliveira

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  12. Boa noite Charles,
    Você viu a planilha que uso que te enviei por email? Estou tentando ajustar por aqui mais ainda conseguir chegar na simplificação da formula

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  13. Não estou conseguindo baixa a planilha, por favor me mande por e-mail:
    paulinhabl@hotmail.com

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  14. nao consigo baixar a planilha, teria como me enviar ?? lisapucha@hotmail.com muito obrigadaaaaaaaa

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  15. Sr. Charles, a planilha do excel está disponível para download? atenciosamente, IRIS

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  16. Bom dia Charles, nessa ideia da planilha como colocaria os dias de folga?

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  17. Charles obrigado por compartilhar este conhecimento! esta planilha está me ajudando muito, até criei umas funções pra calcular o valor da hora trabalhada e já mostrar o valor à descontar dos atrasos.

    Só não estou conseguindo uma maneira fácil de duplicar as planilhas mensais para os outros meses (Julho 2014 em diante), existe uma maneira fácil de fazer isso ou tenho de editar tudo manualmente mesmo?

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    1. Bom Dia,

      Obrigado pelos elogios,

      Existe sim uma maneira muito fácil de duplicar a planilha. Basta clicar na borda da aba com o botão esquerdo do mouse, manter o botão pressionado, apertar a tecla ctrl pressionada e arrastar para o lado. Será criada uma nova planilha, bastando então acertar o primeiro dia do mês, e renomear a aba.

      Não esqueça de atualizar os feriados do ano, conforme explicado no blog.

      Abraços

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  18. Amigo, primeiramente parabéns ótimo tralho. mas não consigo baixar a planilha, quando click no link, abre ela em PFD. teria como me enviar por e-mail ou um novo link?

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    1. Deixe-me seu e-mail para que eu possa te enviae

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  19. Parabéns Charles, pelo belo trabalho. Gostaria de adquirir sua planilha, como faço, pois o link não esta funcionando. Segue meu e-mail: eliandraqrz@gmail.com. Grata

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  20. Bom dia Charles, parabéns pelo trabalho. Gostaria de adquirir a planilha, o link não funciona. fran_camargo_31@hotmail.com. Obrigada

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  21. Boa noite Charles. Parabéns por sua forma didática de colocar as explicações. Aprendi muito estudando o seu trabalho.

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    1. Obrigado pelo elogio, estou sempre a disposição

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  22. Bom dia Charles, gostaria de verificar se tem como não computar como hora extra os 10 min. diários como cita na CLT
    O § 1º, do art. 58, da CLT, estabelece que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto dos empregados não excedentes de 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários.

    Da análise do dispositivo mencionado, o tempo de tolerância definido por Lei é de 5 minutos no início da jornada (marcação antecipada ou atrasada) e 5 minutos no final da jornada (marcação antecipada ou atrasada), não podendo, entretanto, tais atrasos ou marcações antecipadas ultrapassarem o total de 10 minutos diários.

    Tem como fazer isso? Se possível me envie por email: aline.admcic@gmail.com.

    Grata.

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  23. Muito bom Sr. Charles essa planilha de seg a sexta se aplica exatamente a que estou procurando, porém não sou muito bom com excel, tentei fazer mas não consegui... o Sr. poderia encaminhar em meu email, pois no link para download não deu certo.

    Fico no aguardo.

    thiagoalmeida@live.com

    Atenciosamente,

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  24. MUITO BOA MESMO, SÓ QUERIA TIRA UMA DUVIDA, COMO FAÇO PARA CADASTRA VARIOS MAIS DE UMA FUNCIONARIO?

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    1. Voce deve ter um arquivo para cada funcionário.

      Abraços

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