terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ATINGIR META


Olá, bom dia, boa tarde, boa noite!!

Tudo bem com vocês?

Espero que sim

Hoje nos vamos escrever sobre um recurso fantástico do Excel que é o “ATINGIR META”.

O comando Atingir Meta faz parte do conjunto de comandos chamado de ferramentas de análise hipotética.

Ele funciona assim:

Quando você conhece o resultado desejado de uma fórmula única, mas não conhece o valor de entrada que a fórmula precisa para determinar o resultado, você pode usar o recurso de ATINGIR META disponível através do menu Dados -> Teste de hipóteses -> Atingir meta


Vamos ao exemplo prático.



Na minha empresa fictícia, a análise do meu resultado em Janeiro de 2013, o total de vendas do Mês foi de R$ 50.000,00. A minha folha de pagamento foi de R$ 12.126,00 e os seus encargos de 78,12% sobre a folha foram de R$ 9.472,83. O meu custo fixo (luz, aluguel, água, etc.) é de R$ 4.523,65.

Como resultado, o lucro bruto é de R$ 23.877,52.  O imposto de Renda é de 25% sobre o lucro Bruto, que é de R$ 5.969,38.

O meu resultado Líquido, descontando-se tudo é de R$ 17.908,14.

A questão é; quero aumentar meu resultado líquido para R$ 25.000,00. Quanto teria que aumentar o meu faturamento?

Poderia ficar tentando modificar o valor contido na célula D3, experimentando valores, até que o meu resultado líquido atingisse R$ 25.000,00.

A outra forma é pedir ao Excel, com a função ATINGIR META, que ele fizesse isso por mim.
Posicionado na célula do conteúdo do resultado, D11 (o conteúdo da célula que pretende-se alcançar a meta deve conter obrigatoriamente uma fórmula); vou no menu Dados -> Teste de hipóteses -> Atingir meta:



Isso fará aparecer uma caixa de diálogo ATINGIR META para preenchimento das informações:




Definir a célula (ou onde queremos o resultado) D11



Para o Valor R$ 25.000,00 (a nossa meta)

Alterando a célula $D$3  (a célula que terá seu conteúdo modificado)

Assim teremos o resultado apresentado na caixa de diálogo “Status do Comando atingir meta



Se concordarmos com o resultado, clica-se OK e a célula D3 assumirá o novo valor, se não quisermos consolidar esse valor clicamos em cancelar, e tudo volta a ser igual como era antes.



O total de vendas do mês terá de ser R$ 59.455,81 para obtermos um resultado Líquido de R$ 25.000,00

Fácil? Demais!

Espero que tenha sido útil. Escrevam e comentem

Um abraço a todos. 



Charles Hajj


Nenhum comentário:

Postar um comentário